sábado, 19 de junho de 2010

Sedução




Titulo original: Cracks
Ano de Lançamento: 2010
Gênero: Drama
País: Inglaterra
Direção: Jordan Scott
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1183665/

A sinopse que saiu na edição em dvd e que está sendo veiculada não podia ser mais ardilosa e persuasiva, dá a impressão de que o filme é um caso de amor proibido entre uma professora e uma aluna e que elas apresentam ardentes cenas eróticas. Ainda bem que eu já estou vacinado desses apelos cafajestes da mídia. O que eles não mentem é que o filme é com a bela e talentosa Eva Green e a bela e ainda não muito talentosa Maria Valverde (100 escovadas antes de ir pra cama) e que a o local das filmagens é um lugar muito bonito. A capa contradiz a sinopse e por isso dá vontade de ver. Ainda bem que eu não assisti esperando cenas lésbicas, senão eu teria odiado.

A frente Fiamma e atrás Di. 

A senhorita G. é professora de uma escola austera para garotas, um internato na Inglaterra em 1934. Ela é a heroína de um pequeno grupo de alunas influenciáveis. A escola é dividida por equipes, e a prof.G. treina as garotas em atividades físicas, principalmente o salto ornamental. Ela utiliza belos argumentos, ora sobre desejos e ambições, ora sobre liberdade e independência "você está voando e sente seu espírito em chamas". Se mostra forte, independente, imponente, indestrutível. Ela é o exemplo de mulher perfeita em que essas inocentes garotas se espelham.  
Até que chega a princesa aristocrata Fiamma, uma jovem espanhola cujo destino se iguala a das garotas inocentes. Jogada na equipe de G. demonstra singela generosidade e arrogância e vai pouco a pouco quebrando a falsa grandeza e harmônia da equipe, ela questiona  o fato da equipe não competir, desmistifica e desmente as histórias de G. Pouco a pouco ela vai se mostrando uma garota inteligente e quebra o vaso de porcelana mental que a prof. G construiu em torno de si e de suas alunas, de forma doentia e mentirosa. Da mesma forma doentia, a prof. apaixonada vai se mostrando frustrada pelo amor não correspondido. A partir daí, as verdades são reveladas e num vendaval de emoções, a tragédia acontece. Os laços são desfeitos e jogados ao chão, as lágrimas libertam e se traduzem em amadurecimento. 

A atriz Juno Temple se sobressai com o papel de "Di" a capitã da equipe. Pequenas mensagens e pistas são dadas no filme, como o desequilibrio da prof. na hora de comprar doces, ou na redenção de Fiamma aceitando as outras meninas da equipe como amigas, Di demora a aceitar Fiamma na equipe devido ao ciúme. A fotografia peca em não aproveitar os belos cenários e os jogos de luz e sombra, mesmo assim, não deixa a desejar. A direção da filha do Ridley Scott é segura e as atuações do filme são excelentes. O filme é bom justamente por não cair em clichês baratos de filmes lésbicos chiques e nem em cair num drama shakesperiano versão cola velcro. O filme é sobre o amor não correspondido, sobre jovens garotas virgens e inocentes que ainda esperam começar uma vida. A prof. ostenta a descoberta do mundo, a necessidade de um pouco de rebeldia, de euforia. Ela é a droga que vicia e entorpece, ela é a sedutora. E no final, não existe quem ganha e quem perde, desmistificando a contradição da "equipe" e a insegurança da professora em não deixar as garotas competirem. Existe o que você fez, porque fez e quem ou o que te influenciou. 

Servidor: Megaupload
Formato: AVI (794 megas)
Áudio: Inglês
Legendas: Português

http://www.megaupload.com/?d=0WP6ADY7

Prof. G

Nenhum comentário:

Postar um comentário