domingo, 20 de junho de 2010

Um olhar do paraíso


Titulo original: The Lovely Bones
Ano de Lançamento: 2009
Gênero: Drama
País: EUA
Direção: Peter Jackson
Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon e Stanley Tucci.
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0380510/

6 de dezembro de 1973. Norristown, Pensilvania, subúrbio da Filadélfia. Susie Salmon (Saoirse Ronan) está voltando para casa quando é abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. George a convence a entrar em um retiro, por ele construído. Lá dentro, Susie é assassinada. Os pais de Susie, Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente se recusam a acreditar na morte da filha, mas precisam aceitar a situação quando seu gorro é encontrado em meio a um milharal, junto a destroços do retiro que estão repletos de sangue. Em meio às investigações, a polícia conversa com George mas não o coloca entre os suspeitos. Com o tempo Jack e Lindsey (Rose McIver), a irmã de Susie, passam a desconfiar de George. Toda esta situação é observada por Susie, que agora está em um local entre o paraíso e o inferno. Lá ela precisa lidar com o sentimento de vingança que nutre em relação a George e a vontade de ajudar sua família a superar o trauma de sua morte.

"O Filme foi baseado no livro de Alice Sebold: Uma Vida Interrompida. A estória se baseou na experiência da própria autora, que foi estuprada em seu primeiro ano de faculdade. E que quando foi dar queixa soube que várias mulheres haviam sido mortas no beco onde foi violentada. "



Susie narra sua história de morte, após ser assassinada e esquartejada, ela se torna um espectro em busca de um caminho. Ela está no limiar entre a vida e a morte, que no filme é muito bem representado por paisagens bucólicas, que lembra muito "O Senhor dos anéis" e "Amor além da vida". Predominam as cores amarelo e azul em todo o filme, tanto no núcleo da realidade como no núcleo pós-morte de Susie, até sua roupa é assim, calça amarela e um casaco azul. O filme prende a atenção do público na primeira metade, mostra a vida da familia dela antes da morte, a boa relação com os país e com os irmãos, a paixão por fotografia e pelo garoto da escola, apresenta o assassino e finalmente vem a cena da morte. A idéia de incluir a garota paranormal nessa cena foi muito criativa. A partir dai, espera-se que ela  só vá para o céu quando fizer justiça, e ai o filme desanda até o final abominável, que se compara a atrocidade que Steven Spielberg fez no final de A.I (Inteligência artificial). 

Os elementos que ligam o mundo de Susie com o mundo real são pontos a favor, como as aves na parede, os barquinhos na garrafa e a banheira da casa do vizinho assassino. Aliás, a parte técnica do filme é excelente. Outros pontos positivos são as referências setentistas, como as da cena da livraria, mostrando o lançamento do novo cd do Queen e o lançamento do livro da trilogia de Tolkien. Porém, um filme não é feito só de parte técnica e boas referências. As atuações de todos, sem exceções são prejudicadas pelo fraco roteiro, uma pena, já que o filme é repleto de bons atores. Os personagens dos irmãos de Susie e da garota paranormal são muito mal aproveitados. Com um roteiro cheio de incongruências, o filme transmite mensagens que pregam o perdão, a resignação, a evolução espiritual que a personagem Susie deve apresentar para que a árvore se encha de aves e ela possa ir para o céu. No entanto, o final do filme não poderia ser mais contraditório: Susie se entrega a desejos mundanos (dar o primeiro beijo) e a estalactite de gelo simboliza a vingança, vingança da qual Susie tentou tirar de seus pensamentos todo o tempo que esteve no limiar. Pior ainda, na realidade, o pai e a irmã de Susie batalham para fazer a justiça da lei, se arriscando em busca do caderno do assassino, representado por um verde forte e grosseiro. Parecia dois filmes diferentes com propostas distintas. Se o roteiro queria passar dualidade, conseguiu, mas de forma errada. E Peter Jackson, só acertou na parte em que sabemos que ele e sua equipe são os melhores. 

Servidor: Megaupload
Formato: AVI (698 megas)
Áudio: Inglês
Legendas: Português

http://www.megaupload.com/?d=E5P20C00

Nenhum comentário:

Postar um comentário