quinta-feira, 4 de março de 2010

Um Cão Andaluz

Titulo original: Un Chien Andalou
Ano de Lançamento: 1929
Gênero: Surrealistmo
País: França
Original em Preto e Branco.
Direção: Luis Bunuel.

 

O curta foi produzido na França no ano de 1928. O roteiro do filme foi escrito pelo pintor Salvador Dalí e foi considerado um dos primeiros filmes surrealistas da história, marcado por cenas oníricas e sem nexo entre elas, apenas com o objetivo de despertar emoções no expectador. Além disso explora alguns aspectos da psicanálise de Freud, assim como o próprio surrealismo, deixa explicito também a idéia do subconsciente proposta pelos surrealistas. Como disse Buñuel, “Um cão andaluz não existiria se o surrealismo não existisse”.
 

Sua estréia foi aclamada pela platéia e pelo grupo de intelectuais, entre eles André Breton. Porém, por ser um filme extremamente inovador, no sentido de que nada parecido nunca havia sido publicado, sua estréia causou uma reação de inaceitação muito forte no público mais conservador.
No filme, Buñuel e Dalí fazem uma série de questionamentos, porém não têm a intenção de respondê-los. Levanta um conceito surrealista de "uma navalhada no olho da sociedade” por meio da famosa cena em que um homem corta o olho de uma mulher com uma navalha. Um Cão Andaluz explora assim os sonhos, o inconsciente, fazendo com que não haja um enredo específico, apenas seqüências de imagens, que é outro aspecto. 
 
Servidor: Rapidsahre
Formato: RMVB (88 megas)
Filme Mudo


http://rapidshare.com/files/330516933/Un.Chien.Andalou.LordByron.YZ.rar%3C/span%3E%3Cspan%20style=



Nenhum comentário:

Postar um comentário