segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Segredo dos Seus Olhos


Titulo original: El Secreto de Sus Ojos
Ano de Lançamento: 2010
Gênero: Drama
País: Argentina/Espanha
Direção: Juan Jose Campanella

Após trabalhar a vida toda num tribunal penal, Benjamín Espósito (Ricardo Darín) se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um livro baseado em um acontecimento que vivera anos antes. Por 25 anos um terrivel crime ficou na memória de Espósito. Passado tanto tempo, o ócio da aposentadoria e os arrependimentos do que ele não fez no passado vem a tona.

Vencedor do prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2010, desbancando inclusive o excelente "A Fita Branca" de Michael Haneke. Campanella mostra a cara do cinema argentino em grande estilo. Com uma bela história de investigação, e com doses inteligentes de humor, em sua maioria vindos do personagem Sandoval (Pablo Rago), o fiel escudeiro alcoolatra de Espósito. Eles se negam a aceitar que dois inocentes fossem presos injustamente pela morte da jovem Liliana Colotto e por isso partem em busca da verdade para encontrar o verdadeiro assassino, mesmo desafiando seus superiores e sem nenhuma experiência investigativa. Eles contam com o apoio contido,  pelo menos no início de sua superiora direta Irene Hastings (Soledad Villamil) por quem Espósito nutre grande paixão, e é reciproca. Ela ajuda a dupla reabrindo o caso de Liliana e identificando o verdadeiro assassino.


O roteiro é recheado de ligações do presente com o passado. O acaso se torna peça fundamental da investigação, principalmente quando Espósito analisa as fotos antigas de Morales, ou quando o companheiro de copo de Sandoval decifra os enigmas das cartas; os olhos não mentem e não conseguem esconder seus desejos. As experiências emocionais são levadas ao extremo com o amor proibido entre Irene e Espósito, com o humor constante e despreocupado e com o desejo de vingança do viúvo da jovem assassinada. A camera é eficiente nos momentos cruciais do filme, como na instigante cena do jogo de futebol e a emocionante cena da despedida no trêm. O roteiro ainda conta com a brilhante idéia da paixão. Na voz de Sandoval, o belo discurso é proferido, sobre a força que motiva, que dá coragem, que mantém a essência de cada um; é possivel mudar de cidade, de namorada, de religião, mas não é possivel mudar de paixão!
Campanella consegue agradar a todos, com um final que explora o lado emocional em todos os sentidos e gêneros, sem que para isso caia em clichês baratos sobre justiça. A vingança, o romance e a comédia caminham em harmonia, entre o passado e o presente, numa conexão sublime e irretocável. Irretocável é o que caracteriza o filme.



Servidor: Megaupload
Formato: AVI (916 megas)
Áudio: Espanhol
Legendas: Português http://www.megaupload.com/?d=Q0H4OAKZ

http://www.megaupload.com/?d=71L9C3XW

Nenhum comentário:

Postar um comentário