sábado, 18 de setembro de 2010

O Retorno da Maldição - A Mãe das Lágrimas



Titulo original: La Terza Madre
Ano de Lançamento: 2007
Gênero: Horror, Giallo.
País: Itália, EUA
Direção: Dário Argento
IMDB: http://www.imdb.pt/title/tt0804507/

É  raro ver um cineasta que começa muito bem e que se perca totalmente depois de anos de experiência acumulada. O diretor Dário Argento, realizador da obra-prima Suspíria e pioneiro do cinema Giallo italiano, é o mesmo que 20 anos depois termina sua Trilogia das bruxas (Suspíria, Mansão do Inferno e O Retorno da Maldição) de maneira catastrófica. Nesse último episódio da saga  a queda foi completa, e se no segundo episódio foi em progressão aritmética, dessa vez a queda foi em progressão geométrica. A fotografia impecável e as cenas de horror gore que permeiam toda a carreira do diretor, é deixada de lado na última parte da trilogia, e dá lugar a uma produção desleixada, que não representa nem a sombra do que Dário já fez um dia. 
A história acontece em Roma, quando uma urna é encontrada e levada a um museu da cidade para análise. Ela continha três pequenas estátuas e um manto. Depois de aberta a urna, a cidade de Roma foi tomada por uma série de violentos incidentes: assaltos, estupros, suicídios e assassinatos. Todos esses eventos foram causados pelo retorno de Mater Lacrimarum: a mãe das lágrimas,  a mais poderosa das três bruxas que desde sempre levam terror e morte por onde passam. A unica que pode dete-la é Sarah Mandy (Asia Argento), uma jovem estudante com poderes paranormais, que busca impedir  a todo custo a segunda queda de Roma. 


O filme parece feito as pressas, sem nenhuma preocupação com direção de arte, trilha sonora e montagem. O roteiro nunca foi o foco de Dário e sempre era compensado com muita qualidade técnica compondo um clima de suspense único, que definiu seu estilo. Mas dessa vez, as mortes criativas como a da mulher empalada e as várias cenas de sadismo não convencem. Asia Argento, esta belíssima, fugindo de um macaquinho endemoniado, mas recebe um Cavalo de Tróia com esse personagem e, não dá pra saber se ela teria atuado bem. Com Asia, o erro foi duplo, a negação de um bom personagem e a proibição de sua nudez. O final é de uma falta de criatividade sem tamanho. A mãe das lágrimas, que supostamente deveria ser a mais poderosa das três bruxas, merece censura não pelo medo que causa e, sim pela sua depravação sem sentido. Porém, convenhamos que sadismo não precisa ter sentido. Mesmo com Dário errando feio, no cenário atual de filmes de terror, O Retorno da Maldição ainda consegue ser superior aos filmes "Goreteen" como Rec e Jogos Mortais. Mas uma trilogia que foi iniciada com Suspíria, não merecia um final tão medíocre. 



Servidor: Freakshare
Formato: AVI por Torrent (701 megas)
Áudio: Inglês
Legendas: Português

http://freakshare.net/files/bhwtu7ma/mae-das-lagrimas.rar.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário