sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alice


Titulo original: Alice in Wonderland
Ano de Lançamento: 1951
Gênero: Fantasia
País: EUA
Produção: Disney




Titulo original: Neco Z Alenky
Ano de Lançamento: 1988
Gênero: Horror, Surreal
País: Rep. Checa
Direção: Jan Svankmajer
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0095715/


De todas as adaptações já feitas para TV e cinema, duas merecem ser lembradas e merecem representar o personagem de um dos clássicos mais revisitados do Século XX, "Alice in Wonderland" de Lewis Carroll, ícone secular e símbolo de fantasia. Suas fortes criticas sociais aliado a um universo mágico e ambíguo fascinam a todas as idades e não envelheceu ao tempo. No campo do cinema, existem diversas abordagens sobre a obra. A primeira data de 1903, com um curta pouco atrativo devido as limitações da época, mas interessante pelo valor histórico. Foi feito um parecido em 1910 com o avanço das técnicas cinematográficas, porém, nada muito interessante. 


A animação da Disney ainda é a grande versão de Alice para o cinema, que ganhou status somente anos depois do lançamento em 1951. A animação conseguiu atingir o público adulto, assim como o livro, justamente por transferir a essência do livro para a animação. É incrível perceber a universalidade dos temas tratados entrelinhas e como eles se renovam e se encaixam na realidade social atualmente. Aquela época foi perfeita para se adaptar uma obra como Alice, as animações eram feitas com mais paixão e vigor, além é claro, da liberdade que a equipe da Disney tinha naquela época em criar, inovar, em por toda a criatividade a prova sem ter toda aquela pressão por lucros. As animações eram autorais, esse é o ponto crítico. Hoje em dia se comenta muito sobre o Sr. Disney, que era ligado a práticas de ocultismo, era bissexual e dava um jeito de incluir suas ideologias nas animações com mensagens subliminares para influenciar as crianças ou até de forma explicita com uma certa dose de complexidade para atingir os adultos. A origem das histórias também se tornou alvo de críticas, muita polêmica foi gerada em torno disso, falou-se de apologia ao homossexualismo, as drogas, a bruxaria e práticas xamanicas afins. Muito do que se fala sobre as primeiras animações da Disney vem justamente da característica autoral impressa nas obras. O fato é que a história de Alice faz parte do imaginário de crianças, adolescentes maconheiros, adultos intelectualizados e donas de casa.

A versão do Jan Svankmajer é sem dúvida a mais sombria, um genuíno filme de terror, com um clima claustrofobico, uma Alice bucolica, com um vestido cinza e sem vida, a pura beleza tirada da tristeza. Porém, o filme não perde o teor nonsense e psicodélico presentes no livro. O modo de falar imparcial e sem emoções de Alice e a técnica de stop-motion são os grandes responsáveis pelo clima tenebroso e hipnótico do filme. Essa é uma versão atipica de Alice, que não é fiel a história em si, mas mantém a fidelidade na essência, exacerbando uma das características principais do livro: o mistério do desconhecido e o quão medonho possa ser essa busca. Svankmajer apresenta dentro de seu estilo único uma versão puramente adulta, madura e fora de marcações e influências do ambiente. É  um filme que não foca nas criticas sociais, mas esbanja potência em tratar de sentimentos que normalmente preferimos guardar. 

Não é possível ignorar outras adaptações interessantes e bem atuais, como a mini-série americana "Alice" (2009) com 2 episódios, tentando fazer uma versão moderna da história original e, é claro a adaptação de Tim Burton mesclando os dois livros de Alice ("Alice no País das Maravilhas" e "Alice Através dos Espelhos") e pela primeira vez, apresentando uma versão de Alice em 3D, com uma história que rende um bom entretenimento, mas com poucos atrativos e que em poucos momentos atinge um nível crítico característico do livro. Ainda existem algumas adaptações para adultos, e quando digo adultos, digo adultos o suficiente para ver cenas de sexo... enfim, não vale a pena se você quiser apenas assistir um bom filme. 

Crítica sobre o livro: http://papocultural.wordpress.com/2010/04/21/alice-junkie-ou-alice-cri-cri/#more-186
Algumas das mens.sub. da Disney: http://www.montesiao.pro.br/estudos/libertacao/filmes_infantis_disney.pdf



1°: Animação (1951)
Servidor: Rapidshare
Formato: RMVB (445 megas)
Áudio: Português
Fonte: http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-filme-alice-no-pais-das-maravilhas-–-dublado/

2° Jan Svankmajer (1988)
Servidor: Megaupload
Formato: RMVB (305 megas)
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Aprox. 96 min.

http://www.megaupload.com/?d=T7Z9G2B2

Nenhum comentário:

Postar um comentário