terça-feira, 7 de junho de 2011

Donnie Darko


Titulo original: Donnie Darko
Ano de Lançamento: 2001
Gênero: Suspense
País: EUA
Direção: Richard Kelly
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0246578/

Donnie Darko é um jovem de classe média mentalmente perturbado, porém muito inteligente. Sua paranóia esquizofrenica deriva dos intensos questionamentos sobre a vida e sobretudo, a morte. Limitado a uma realidade cartesiana e mascarado sob a carapuça de homem, ele encontra meios de ter experiências que revelam certos mistérios terrenos, principalmente por meio de Frank (The Rabbit). Como o único a supostamente enxergar e ser o centro de um plano mais complexo da realidade, Donnie acaba entrando em conflitos constantes com seus país e principalmente com alguns dos seus professores.
Os conflitos internos de Donnie escondem uma teia complexa de ações desencadeadas no passado que apenas são compreendidas por ele numa realidade futura. Como todo bom conflito interno, ele deve envolver toda a humanidade, sem contudo se desvencilhar das fraquezas e bloqueios do indivíduo. Um bom conflito interno também necessita de pontos de ligação que mostrem uma saída óbvia, mas apenas após um período de maturação para que o indivíduo perceba com clareza seu real papel numa história complexa e o que ele deve fazer para solucionar o problema, que de certa forma, o reduz a uma poeira cósmica, com grande responsabilidade, mas infalivelmente pequeno frente as conseqüências da decisão a ser tomada.

Os conceitos sci-fi são bem empregados na história, utilizados numa dosagem milimetrica, dando as devidas referências, mesmo que imaginárias e quase não explicando para não deixar a mente do espectador vazia. O coelho sim, foi uma referência real - apesar de não explicitada no filme - aos coelhos de David Lynch. Os coelhos de Lynch vivem no plano da subjetividade, vivendo uma metáfora constante, são homens mascarados de coelhos, ou seriam burros? Talvez esse seja um nível mais critico de interpretação. Em Donnie Darko, a característica herdada dos coelhos de Lynch que percebemos em Frank é a personificação de um ser imaterial, vivendo em um plano desconhecido e atemporal, que desperta a curiosidade e apresenta uma missão que só pode ser concretizada por alguém que o entenda profundamente. Possivelmente, essa seria uma boa descrição de um inconsciente cinematográfico, idealizado para representar o inconsciente visualmente, envolto numa brincadeira lúdica e gradual, que no caso de Donnie Darko, envolve viagens no tempo e ações justificadas para retornar a linha convencional do tempo. Frank representa uma estrutura organizada que caminha pelo tempo de forma sinuosa, mas que estabelece um equilíbrio num ambiente complexo.


Portanto, a obra consegue se equiparar a exemplos de filmes com diversas interpretações, como o recente "A Origem" (2010). Suas referências científicas sob a ótica da perspectiva existencialista também servem de análise. Bem mais interessante do que entender o filme, é criar uma própria interpretação dos fatos ocorridos que se assemelham a um quebra-cabeça com peças mutantes, que ora se encaixam em um local, ora em outro. Dessa forma, não há na verdade um entendimento geral e coletivo, apenas um entender baseado na experiência de cada um. É essa característica que torna a obra mágica e unica para alguns. Em contraponto, um lixo pretensioso para outros.


Servidor: Filserve
Formato: RMVB
Áudio: Inglês
Legendas: Português

http://www.fileserve.com/file/eRNpyxM

Fonte:http://www.omelhordatelona.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1164:donnie-darko-dvdrip-rmvb-legendado&catid=44:terror&Itemid=63

Um comentário:

  1. Olha, por simples ignorância eu não conhecia o filme. Dez anos após seu lançamento, deparo-me com uma obra -prima imensurável. Este jogo de sedução mental nos apavarora e nos atrai cada vez mais. Parabéns. Provavelmente tomará o lugar de PulP Fiction na minha estante, ainda sob avaliação...

    ResponderExcluir