sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um Barco e Nove Destinos


Titulo original: Lifeboat
Ano de Lançamento:1944
Gênero:Suspense
País: EUA
Roteiro: Adaptado da obra de John Steinbeck
Direção: Alfred Hitchcock
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0037017/

Após uma dura batalha entre um navio americano e um submarino alemão durante a IIGM, um pequeno grupo de sobreviventes americanos se amontoam em um bote salvavidas. Willi é o único sobrevivente alemão que se junta ao grupo. O filme segue ininterrupamente os sobreviventes no bote, eles se organizam para racionar alimentos e comida e tentam construir um clima de cooperativismo e otimismo frente a esta tragedia. No entanto, eles descendem ao desespero e a frustração a medida que a desidratação e a fome crescem com a falta de esperança. O histórico de cada personagem é examinado, pessoas de diferentes culturas, diferentes raças, religiões e classes sociais são confinadas em um espaço minimo a condições sub-humanas. Diante de tantos percalços, uma das passageiras morre, outro precisa amputar a perna para evitar gangrena, sem contar o clima de desconfiança com o passageiro alemão, aparentemente mais uma vitima da situação que o levou a atacar pessoas inocentes, mas nem de longe é confiável. 
Em Lifeboat, a situação vivenciada facilmente transmitiria uma certa angústia frente a difícil situação dos personagens, mas com um roteiro repleto de diálogos ácidos, irônicos e desconcertantes, o filme neutraliza qualquer dramaticidade da situação. Connie Porter (Tallulah Bankhead), a aristocrata bem humorada, claramente representa um estereótipo inglês e protagoniza os momentos mais sarcasticos, juntamente com Gus (Willaim Bendix), um grandalhão beberrão de bom coração. Todos os personagens tem seus momentos marcantes e representam uma classe da sociedade. Dessa forma, os anseios com o futuro dentro da realidade de cada personagem são dissecados naturalmente, fazendo o espectador se identificar com cada um dos personagens. Temas complexos como a guerra, a segregação racial e o convivio social são botados a prova com uma facilidade extrema, justificados pelo roteiro de John Steinbeck e pela condução de Hitchcock, mestre em mesclar humor e suspense.
Ao falar nas qualidades do Hitchcock, é notável ver o que ele pode desenvolver com o minimo de cenários, vide Festim Diabólico, que se passa inteiramente em um apartamento. Em Lifeboat, só existe 1 cenário, o próprio bote. Sem quaisquer recursos adicionais, o filme se desenvolve apenas com o bote e os personagens e em nenhum momento cai na monotonia, traduzindo-se numa viagem agradável ao espectador. Aliás, a primeira fase de Hitchcock, ainda na Inglaterra e os primeiros anos nos EUA na década de 40 representam uma das épocas mais criativas do mestre, recheadas do tipico humor refinado inglês e das constantes sátiras ao patriotismo exacerbado dos americanos.


Servidor: Rapidshare
Formato: RMVB (314 megas em 4 partes)
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Pacote de links: http://www.4shared.com/file/147873007/50d1e017/AH-UBEND-L1944.html
Fonte: http://soniassrj.blogspot.com/2009/11/um-barco-e-nove-destinos-lifeboat-1944.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário