terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tesouro Perdido


Titulo original: The Loss of a Teardrop Diamond
Ano de Lançamento: 2010
Gênero: Drama
País: EUA
Direção: Jodie Markell
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0896031/

Depois de trabalhar com Jim Jarmusch e Woody Allen, Jodie Markell se aventura atrás das câmeras e dirige um filme independente, e quando se diz independente, se diz barato no jargão americano. O filme é a adaptação da obra do dramaturgo Tennesse Williams. A história é sobre Fisher (Bryce Dallas Howard), uma garota de Memphis que acaba de chegar da Europa e demonstra sem pudor seu sentimento de superioridade, chocando a todos os moradores conservadores com suas peripécias. A moça logo se interessa por Jimmy (Chris Evans), cuja mãe é desequilibrada e o pai um alcoólatra que trabalha para a familia de Fisher. Percebendo a distância monetária que os separa, Fisher decide disfarçar o rapaz de rico. O sumiço de um brinco de diamantes coloca em risco o relacionamento dos dois.


Não há nada mais clichê do que historias de romance com a moça rica e o moço pobre, e vice-versa. Sem fugir a regra, a obra de Williams segue a mesma receita, porém com alguns toques secretos, bem aproveitados por Markell. É  difícil não cair na chatice e na mesmisse de romances que apelam para o sentimentalismo barato e declarações de amor que beiram ao ridículo, se tratando de um romance nesses moldes. No entanto, percebe-se no filme a ausência de beijos acalorados, a falta de fidelidade quase religiosa e principalmente a presença de uma personagem principal antipática, prepotente e irritante. Bryce Dallas não foi uma boa escolha para esse papel, apesar de ter atuado com primazia, falta ao seu rosto ares de maldade, que dariam maior legitimidade a esnobe personagem Fischer. 
Diversos recursos são utilizados quando o orçamento é curto, isso aflora a imaginação impondo desafios para a criatividade dos realizadores independentes. Em Tesouro Perdido a câmera é sempre baixa, limitando a imagem do horizonte, a visão opulenta e ostentosa da alta sociedade é transmitida pelos sentimentos exacerbados dos membros da alta sociedade, naturalmente invejosos e ambiciosos, de forma caricatural que substitui caras tomadas de salões de dança e inúmeros figurantes bem vestidos. Outro detalhe é que mais da metade do filme se passa numa festa, aliás, com um pouco de coragem, o filme inteiro poderia se passar na festa a fantasia na qual Fischer perdeu seu brinco de diamantes. Os momentos antecessores a festa são lentos e arrastados, que nada adiciona a continuidade da obra.
As mulheres de Williams são retratadas como pessoas baixas e corruptíveis, envoltas numa aura de perdão mútuo frente a prisão social em que as mulheres se submetem. É algo que se aproxima ao que Virginia Woolf define como tratar a própria sala de jantar como ambiente de trabalho, onde seus afazeres restringem-se as árduas tarefas de manter a falsidade para o bem comum. Fischer é a personagem que foge a regra, subversiva e impulsiva, tal qual um artista no climax da criação.
Markell desfigura a opulencia do universo de Williams, apresentando uma nova abordagem que se não chega a ter muita expressividade, mas pelo menos transmite o tema psicológico através da protagonista. As caras e bocas realçam as fracas interpretações, salvo Bryce Dallas. A fotografia é recheada de diversas fontes de luz vindas do além, tentando beirar ao fantástico sem sucesso. Ainda assim, Markell aproveitou o ótimo material do Williams e multiplicou os pães com pouca grana.


Servidor: Megaupload ou Filefactory
Formato: AVI (800 megas)
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Fonte: http://www.freefilmeseseries.com/download-filme-tesouro-perdido/

http://www.filefactory.com/file/b44ga4e/n/TePe-3LT0N_by_Fs..avi
http://www.megaupload.com/?d=RXB6LPRY

Um comentário: