quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tutorial: baixar, juntar as partes e assistir.

Muitos internautas sabem navegar na net, mas a Internet oferece inumeras vantagens além da navegação, uma delas é que você pode compartilhar filmes, livros e música de graça. Como aqui eu trato de cinema irei ensinar passo a passo um processo simples de renderização de video.

Passo 1: BAIXAR
Acesse a Internet, procure pelo filme que você deseja encontrar em sites de busca, veja se está disponivel para download. Normalmente os filmes estão upados em sites de hospedagens de arquivos como rapidshare, easy share, megaupload, badongo, entre outros. Se você não é usuário premium, deve esperar um pouco para iniciar o download, isso após ter clicado no link do arquivo no site em que você achou o filme que procurava.

Um filme vai ter seu tamanho em megabytes, e dependendo do formato de video poderá ser um arquivo relativamente pequeno ou então muito grande. Os formatos mais comuns são:
RMVB: um filme em RMVB tem aproximadamente de 300 a 500 megas, são os melhores para se baixar se você não quer esperar tanto tempo, porém precisa-se de um player que rode o filme no PC e um conversor de video para converter em DVD e estar apto a gravação. 
AVI: é o formato que roda sem maiores transtornos e o Nero converte automaticamente para DVD(Vob), porém, o arquivo do filme é grande, de 700 megas pra cima, e isso quer dizer mais tempo pra baixar.

Passo 2: JUNTAR
Para maior organização e facilidade de manuseio, procure salvar as partes do filme em uma pasta própria para ele. Normalmente as partes vem compactadas em .rar. Se for o caso baixe o Winrar ( http://www.baixaki.com.br/download/WinRAR.htm ) ou o 7-zip ( http://www.baixaki.com.br/download/7-zip.htm ) e descompacte facilmente. Lembrando que as partes devem estar com o mesmo nome, diferenciando apenas a contagem das partes.
Ex: nomedoarquivo.part1.rar
nomedoarquivo.part2.rar
nomedoarquivo.part3.rar    etc.
Se por acaso a extensão do video não for rar ou similar, ela provavelmente será dessa forma:
nomedoarquivo.001
nomedoarquivo.002
nomedoarquivo.003
Nesse caso, você deverá usar um programa capaz de juntar esses arquivos. Um dos melhores e mais simples de se manusear é o Hj Split ( http://www.baixaki.com.br/download/hj-split.htm ), ele não necessita de instalação e é realmente muito fácil de mexer. Após juntar as partes, o seu filme está lá, no seu pc, salvo e inteiro num único arquivo de video, no formato em que você baixou.

Passo 3: TOCAR
Para evitar transtornos de baixar e juntar um video e depois perceber que ele não roda no seu pc, faça algo simples, baixe um pacote de codecs e instale no seu pc. Instale apenas 1 pacote, é suficiente, e nunca mais se preocupe com formato de video, pois seu pc irá rodar todos eles, até os que você nunca ouviu falar. Um dos pacotes mais completos é o K-lite ( http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-mega-codec-pack.htm ), ele vem com um player incluso muito bom, o Media Player Classic. Só que com o pacote, você pode rodar seus filmes no Media Player do Windows ou em qualquer outro que você queira. Quanto a legenda, se ela não vier embutida no filme, não se desespere, baixe a legenda, salve na mesma pasta que está o filme e com o mesmo nome do filme. Mude apenas a extensão da legenda, normalmente é .srt

Passo 4: CONVERSÃO
Se você só quer baixar e assistir filmes no Pc, pare por aqui. Só é necessário converter se for de sua vontade gravar o filme em DVD. Existem muitos conversores no mercado, baixe um ou mais conversores dependendo da sua necessidade. O melhor de todos infelizmente é pago. É o WinAvi, mas se você fuçar bem direitinho na net, encontrará 1 ou mais que irão suprir suas necessidades. Mas antes verifique se você tem necessidade mesmo. Como assim? Simples.
Se o seu DVD for super antigo, então meu amigo, não interessa se você baixou em wmv, mpeg, avi, rmvb, é preciso converter para vob (DVD) se você quiser assistir o filme baixado na sua TV. Mas se vc tem um aparelho de dvd mais novo, veja se ele vem com o nome DivX, se tiver você é sortudo. Esses novos aparelhos rodam filmes em AVI e é possivel gravar vários filmes em uma única midia de dvd,  já que eles mantém seu tamanho original. Se seus filmes tiverem em RMVB ou outra extensão, converta para avi todos os seus filmes. É mais rápido, mais barato e mais prático do que converter pra dvd e gravar só 1 filme numa midia. Mas ai vai do gosto de cada um.

Passo 5: GRAVAR
Antes de tudo, tenha um computador com uma boa configuração, memória de pelo menos 1 giga, um potente processador, espaço suficiente no HD, um bom gravador e um bom software de gravação, e você conseguirá gravar seus filmes sem estresse e bem rápido. Lembrando o que eu disse acima, veja qual o modelo do seu aparelho de Dvd, para saber quais formatos ele roda. Essa é a premissa para você gravar. Se ele rodar avi com divX grave seus filmes como dvd de dados, mantendo o tamanho original dos filmes, ou então grave apenas 1 filme numa midia no formato vob sem se preocupar em qual aparelho rodar o filme.
O Nero é com certeza o software de gravação mais famoso, mas é pago. Existem outros muito bons que gravam com muita qualidade e de graça. A disseminação do Linux foi muito importante para a criação de softwares de alta qualidade que substituem grandes softwares pagos, e muitos deles são traduzidos para o Windows. Procure por softwares de gravação e você irá encontrar vários, principalmente o que usam gravação de imagem ISO, escolha o melhor para você, grave seus filmes e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário