domingo, 13 de dezembro de 2009

Animação 1

A Disney foi a grande pioneira no ramo das animações, no início da decada de 30 iníciou suas produções em Technicolor e todo ano na entrega do Oscar, era a ganhadora. A Walter Lantz era a única que competia com a Disney, mas nunca ganhava o prêmio da Academia. Até que Hanna e Barbera entraram no páreo na decada de 40. Quem diria que um gato cinzento correndo atrás de um rato causaria tanta dor de cabeça para a Disney. Estou falando de Tom e Jerry, munido de uma qualidade técnica altissima para a época, e numa época em que a música clássica era hegemônica como trilha sonora das animações, Tom e Jerry desafiou os desenhos da Disney. Não que a Disney seja uma vilã, ela mereceu todos os prêmios, com contos belissimos e inesqueciveis, mas essa era a hora de evoluir. A concorrência naquela época foi muito vantajosa para a evolução das animações.

Quem não conhece nenhum desses personagens com certeza não teve infância. A Disney foi derrotada pela primeira vez em 1943, por Tom e Jerry na animação: O RATO PATRIOTA (Yankee Doodle Mouse, 1943), mas o mais memorável veio em 1946:


O CONCERTO DO GATO ou CONCERTISTA DESCONCERTADO

(The Cat Concerto, 1946).


Produção: Metro

Direção: Hanna e Barbera


The Cat Concerto é um curta de animação e 29º animação da série Tom & Jerry, produzido em Technicolor em 1946 e lançado em 1947 pela Metro-Goldwyn Mayer. A animação foi produzida por Fred Quimby e dirigida por William Hanna e Joseph Barbera, com supervisão musical de Scott Bradley e animação de Kenneth Muse, Ed Barge e Irven Spence. Em 1994, após uma votação de profissionais da industria de animação, foi eleita para a listagem 50 Greatest Cartoons na posição 42°.Um dos mais famosos episodios de Tom & Jerry. A Rapsódia húngara nº2 de Liszt em espetacular interpretação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário